Regulamento sobre a cobrança dos serviços e uso de equipamentos do CCSNano.

O uso dos equipamentos do Centro de Componentes Semicondutores Nanotecnologias passou a ser tarifado a partir do dia 01/08/2015. A cobrança é feita em dois formatos:

1. pagamento por horas de uso de equipamentos específicos(para usuários externos, serviços eventuais e empresas);
  2. taxa anual de acesso a todos os equipamentos e serviços (para usuários acadêmicos/internos).

Cada professor/pesquisador responsável terá uma conta no CCSNano, na qual os débitos decorrentes do uso do CCSNano serão contabilizados. Também poderão ser creditados nesta conta valores referentes aos bônus concedidos mediante compra de materiais de consumo ou bens de capital confiados ao CCSNano; o valor do bônus referente aos materiais e bens viáveis serão tratados pontualmente pelo Comitê Gestor (CG) do CCSNano. A cobrança será feita pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP), com a emissão de nota fiscal de serviços de micro-fabricação. A nota fiscal poderá ser emitida, a critério do professor/pesquisador responsável, em nome deste próprio ou do aluno executor do processo. Outras formas de pagamento poderão ser negociadas com o CG.

1. Pagamento por hora de uso do equipamento

Os equipamentos serão agrupados em 3 categorias distintas, baseado no seu custo de operação e manutenção. Cada grupo de equipamentos terá seu custo horário definido pelo CG. As Tabela I e Tabela II em anexo indicam a organização inicial destes grupos e os valores horários a serem cobrados respectivamente. Essas tabelas poderão sofrer atualizações para contemplar alterações de custo e equipamentos adicionais. Essas informações estarão disponíveis no sítio da internet do CCSNano, www.ccs.unicamp.br.

Grupo I: Equipamentos de grande porte;

Grupo II: Médio porte com custo operacional alto;

Grupo III: Médio porte com custo operacional baixo.

Parágrafo único: Serviços realizados pelos funcionários do CCSNano ou para empresas terão seus valores dobrados (x2).

1. Pagamento de taxa anual

O pagamento da taxa anual garante acesso a todos os equipamentos multiuso do CCSNano. Para garantir o acesso mínimo a todos usuários, cada um dos equipamentos terá seu uso semanal por um usuário limitado a um número máximo de horas, indicados na Tabela III anexa. Este limite é flexível e será determinado pela demanda de uso de cada equipamento, também poderá ser ajustado pelo CG e estará disponível no sítio da internet do CCSNano. O usuário que exceder o número máximo de horas estabelecido de um equipamento, poderá ter as horas excedentes cobradas no formato de pagamento por horas de uso.

O pagamento das taxas anuais deverão ser realizados no inicio de cada ano, até o final do mês de fevereiro. Usuários que ingressem no centro em outros meses, deverão pagar suas taxas quando receberem o treinamento de segurança e terão suas taxas calculadas de forma proporcional ao número de meses restantes do ano.

Os valores das taxas anuais serão classificadas nas 4 categorias abaixo são mostrados na Tabela IV anexa, e poderão sofrer alterações a critério do CG:

• Alunos de iniciação científica (IC)
  • Alunos de mestrado (MS):
  • Alunos de doutorado, regular (DR) ou direto (DD)
  • Pós-doutores/Professores/Pesquisadores
  1. Sistema de Bônus:

Com o intuito de fomentar o crescimento e a melhoria constante do Centro, professores e pesquisadores que por ventura trouxerem recursos de projetos de pesquisa própria e/ou empresas terão as tarifas anuais de seus alunos reduzidas. Essa redução ocorrerá da seguinte forma:

1. Equipamento e recursos de grande porte (valores superiores a US$150k)

O desconto na taxa de uso anual será regressiva e se aplicará a todos os alunos orientados pelo pesquisador/professor. O desconto na taxa será de 70% no primeiro ano, 50% no segundo e 30% no terceiro ano, contados a partir da data da instalação e/ou envio dos recursos aos CCSNano.

1. Equipamento e recursos de médio porte (valores entre US$10k a US$150k)

O desconto na taxa de uso anual será de 70% no primeiro ano, contado a partir da data da instalação e/ou envio dos recursos aos CCSNano. Também se aplicará a todos os alunos orientados pelo pesquisador/professor.

Tabela I) Distribuição de grupo de equipamentos

Grupo de Equipamentos