Governmental plans to foster semiconductor activities in Brazil

Guilherme de Paula Corrêa é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Administração Pública. Tem atuado no mercado de eletrônica/tecnologia/telecomunicações nos últimos 26 anos, sendo 16 deles na iniciativa privada e os últimos 10 anos como servidor público federal, no cargo de Analista de Infraestrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

Na iniciativa privada atuou como engenheiro de desenvolvimento de hardware e software, com foco no setor de telecomunicações e posteriormente atuou como responsável pela área de vendas e treinamento de equipamentos de teste na área de telecomunicações.

No setor público, está em exercício desde 2013, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tendo trabalhado de 2014 a 2018 com a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas e a partir de 2019, até os dias atuais, com políticas públicas para o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo a Lei de Informática, os Programas Prioritários de Informática (PPIs), os Processos Produtivos Básicos (PPBs), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS) e o Programa Nacional de Microeletrônica (PNM Design). Atualmente exerce o cargo de Coordenador-Geral de Tecnologias Digitais na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI.